É extremamente notável a diferença entre um chefe e um líder, pois a tarefa no cargo de chefia é simplesmente dar ordens e esperar com que elas sejam executadas da maneira mais padronizada possível. No entanto, em um cargo onde se assume uma liderança, quem esta a frente deve saber escutar, ensinar, aconselhar e ser democrático com sua equipe, formando assim outros lideres.
Um bom gestor, alem de ser um bom líder, deve ser flexível e ter a capacidade antecipar soluções para futuros problemas previstos. São necessárias também as a habilidades de agregar pessoas, compreender e gerenciar seu ambiente de trabalho, de revisar, monitorar, controlar e principalmente a de persuadir sua equipe, fazendo com que ela "vista a camisa" da sua causa.
Dentro de um ambiente gastronômico, uma boa relação com sua equipe de trabalho é algo indispensável, pois a cozinha é lugar perigoso, de extrema pressão e onde se trabalha com pessoas, que estão sujeitas a erros, influencias internas e externas. Essas qualidades, juntas a seleção de uma equipe qualificada, é o que fara a diferença na velocidade e qualidade dos serviços prestados, trazendo assim prestigio não só ao gestor como para todo o grupo.
Alamys Hiker.
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